domingo, 19 de julho de 2009

FRANGO NA PÚCARA


A PÚCARA NA OTL
Há poucos dias,a Teresa,pediu-me a receita do frango na púcara.Eu não tenho receitas.Faço as coisas a olho...Dizem-me,mas nunca confirmei,que era uma "receita" dos monges de Alcobaça.Mesmo que não seja verdade,é bom.Vamos lá então verificar como fiz o jantar de hoje,para 4 pessoas e que,por acaso,até saíu muito agradável.Tenho uma púcara de barro,já com umas dezenas de anos,que continua ao serviço...Cortei um frango de campo aos pedaços,mais cerca de meio quilo de presunto(que cortei aos cubos);uma dúzia de batatinhas novas;2 cenouras às rodelas;cerca de meio quilo de cebolinhas;3 tomates despelados e sem pevides;2 folhas de louro;5 dentes de alho descascados;meia garrafa de vinho branco;meia garrafa de vinho do Porto;2 cálices de licor de tangerina;1 cálice de bagaço;1 raminho de hortelã;azeite,colorau e sal...Para o fundo da púcara,vão as batatinhas,as rodelas de cenoura e os tomates(cortados aos cubos).A seguir vão os pedaços de frango,temperados com sal,pimenta e colorau;mais os cubos de presunto.Agora,metemos as cebolinhas,os dentes de alho,as folhas de louro e o raminho de hortelã.Juntamos os vinhos e o azeite,pomos o testo na púcara e fica a cozer cerca de hora e meia...Levamos a púcara para a mesa e,quando tiramos o testo,mesmo que a comida não preste,é um hino de aroma!Mas presta e basta comer!Bom apetite.
Postado por aminhapele

1 comentário:

  1. JR é que é o grande "artista" desta coisa...
    Quando for grande,quero ser como ele.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar