domingo, 2 de agosto de 2009

SANTOLA ARMADA


Porque estamos num domingo de Agosto,lembrei-me de uma receita que,em tempos,a Rosa Maria praticou(é semelhante à da lagosta) e que ficou divinal.
Porque não sou invejoso,aí fica:
Santola .... 1
Manteiga .... q.b.
Presunto .... 100 gr.
Gemas .... 2
Claras .... 2
Leite .... q.b.
Pão .... 1 fatia
Pão ralado ... q.b.
Vinho do PORTO 1 Cálice
Savora 1 colher de chá
Salada de alface q.b.
Ovos cozidos q.b.
Sal .... q.b.
Coze-se a santola com bastante sal e,logo que esteja fria,abre-se pela parte inferior.Tiram-se-lhe as pernas e todo o recheio de forma que a casca fique bem limpa.Numa caçarola deita-se uma colher de sopa de manteiga e o molho da própria santola com presunto cortado aos quadradinhos pequenos e deixa-se refogar um pouco.Deita-se em seguida o vinho do Porto,e uma colher de chá de Savora e tempera-se de sal a gosto.
Junta-se a isto uma fatia de pão amolecida em leite,duas gemas de ovos e as claras em neve.Deita-se tudo na concha,depois de mexido,e vai ao forno,polvilhado de pão ralado e bocadinhos de manteiga por cima,para alourar.
Depois de pronta,coloca-se a concha numa travessa que se cobriu com salada de alface,a concha no centro e à volta colocam-se ovos cozidos cortados ao comprido,enfeitados com bocadinhos de carne que se tiraram das pernas da santola e que se guardam para enfeite.
Um bom branco de Lamas.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário